Sistemas de governo: parlamentarismo e presidencialismo

Acompanhe conteúdos no canal Reflexões Sociais - Garcia Konflanz |

Parlamentarismo

No sistema parlamentarista ou parlamentarismo não há separação nítida entre os poderes executivo e legislativo. é um sistema de governo no qual o poder Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar.

O sistema parlamentarista distingue entre os papéis de chefe de Estado e chefe de governo, ao contrário do presidencialismo, onde os dois papéis são exercidos pela mesma pessoa. No parlamentarismo, o chefe de Estado normalmente não detém poderes políticos de monta, desempenhando um papel principalmente cerimonial como símbolo da continuidade do Estado.

Nas repúblicas parlamentaristas, o chefe de Estado é eleito pelo voto popular ou nomeado pelo parlamento, por prazo determinado (geralmente com o título de presidente da República);
Nas monarquias parlamentaristas, o chefe de Estado é o monarca, geralmente um cargo hereditário. Já o chefe de governo, com o título de primeiro-ministro (ou, em alguns casos, presidente do governo ou chanceler), efetivamente conduz os negócios do governo, em coordenação com os demais ministros membros do gabinete.


Presidencialismo

·         O presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

·         O presidencialismo é um sistema de governo no qual o presidente de república ocupa os cargos de chefe de Estado e de governo.

·         O Chefe do poder executivo é o chefe máximo do Estado.

·         Como chefe de Estado é ele quem escolhe os chefes dos ministérios.

·         O presidente é leito pelo povo, o qual, direta ou indiretamente tem um mandato com tempo delimitado.

O congresso é formado por uma ou duas Câmaras, não tendo o caráter de Parlamento, já que o Executivo não está ligado a ele.

Comentários

  1. Mais uma maneira de roubar sem ser vigiado. Querendo destruir o que o povo escolheu. Um derrotado na politica e moralmente. Será que o próximo passo dele não é querer se "Rei". Faliu o estado de Minas Gerais o que não faria no governo?

    ResponderExcluir
  2. Sr julcenei, o senhor deve ter votado na na Dilma, so pode .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ter votado na Dilma para saber quem é o Aécio.

      Excluir
  3. O que eu não gosto mesmo no parlamentarismo é a espécie de fusão entre os Poderes Executivo e Legislativo que elimina a eleição DIRETA do presidente que continua existindo de forma subordinada ao parlamento.... Mas qual seria o critério de mérito para a escolha do presidente????
    Fica parecendo que o presidente se torna mero figurante com chefe de estado, enquanto o poder de chefe do governo fica nas mãos do primeiro ministro que também é eleito de forma indireta... Me parece um retrocesso ao modelo da época do regime militar.... Será que viajei????
    Tirar o poder do Executivo não resolve o problema da corrupção... Responsabilidades demais nas mãos do Legislativo... Responsabilidades aqui se entenda como poder... Com o grau de corrupção que temos, se a casa não for renovada, estamos perdidos... Não acho legal argumentar com o sucesso do parlamentarismo na Inglaterra, porque nosso contexto histórico e cultural é abissalmente adverso...

    ResponderExcluir
  4. Seria interessante parlamentarismo no Brasil,igual a outros países, Alemanha, Suécia etc..

    ResponderExcluir
  5. Seria interessante parlamentarismo no Brasil,igual a outros países, Alemanha, Suécia etc..

    ResponderExcluir
  6. o sistema parlamentarista no Brasil daria muito certo, porque no meu ponto de vista não teríamos tanta burocracia para "eliminar corrupções". Sendo que o poder seria dissolvido de forma mas célere pelo parlamento. Os países que tem esse sistema só basta analisarmos o seu índice de desenvolvimento social e capital.

    ResponderExcluir
  7. Alguém pode me dizer se existe a Suprema Corte no Parlamentarismo e se tem o mesmo poder e função que aqui no Brasil?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Direitos e Cidadania

Movimentos Sociais no Brasil

A sociedade capitalista e as classes sociais

O Trabalho nas sociedades modernas

Teoria de formação do Estado (Thomas Hobbes)

As sociedades organizadas em castas

As sociedades organizadas por estamentos