Conceitos e definições sobre o Estado (Anthony Giddens)


O conceito de Estado: um estado existe onde há um mecanismo político de governo (instituições governamentais) controlando determinado território, cuja autoridade conta com um sistema de leis e da capacidade de usar a força para implementar suas políticas.
Todas as sociedades modernas são Estados-nações. Composta por cidadãos que se consideram parte de uma única nação.
Características do Estado-nação:
Soberania: é a posse de poder supremo dentro de fronteiras claramente definidas. Os Estados tradicionais (como o Egito, por exemplo) não tinham fronteiras claras.
Cidadania: as pessoas fazem parte de um sistema político, possuem direitos. Nos Estados tradicionais apenas as classes dominantes tinham a sensação de pertencer a uma comunidade política.
Nacionalismo: sentimento de pertencer a uma única comunidade política representada por um conjunto de símbolos e convicções. As pessoas sempre sentiram algum tipo de identidade com grupos sociais, a família, o vilarejo ou a comunidade religiosa. o sentimento de pertencer a uma pátria, ou seja, o nacionalismo, surgiu apenas com o surgimento de Estado moderno.
 
Bibliografia:
GIDDENS, Anthony. Sociologia, artmed, 2004.

Comentários

  1. O COMUNISMO é a EXTREMA-ESQUERDA para o povo , que passa a ser uma casta de escravos onde é tudo pelo estado e o estado é tudo. As classes dirigentes que detém todo poder econômico e político vivem como uma EXTREMA DIREITA , pois se tornam os donos(titulares) do estado e dos escravos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Direitos e Cidadania

Movimentos Sociais no Brasil

A sociedade capitalista e as classes sociais

O Trabalho nas sociedades modernas

Teoria de formação do Estado (Thomas Hobbes)

As sociedades organizadas em castas

As sociedades organizadas por estamentos